Companhia replicará programa global de canais no País com o objetivo de ter aproximadamente 20% das vendas feitas via parceiros

Depois de incorporar 28 Data Centers da Verizon e fortalecer a sua presença na America Latina, a Equinix define a estratégia de aumentar a sua parcela de vendas indiretas na região. Em um momento em que o mercado passa a adotar cada vez mais soluções de nuvem híbrida, a companhia nas projeções que apontam que a interconexão (troca de tráfego direta e privada entre empresas) deve crescer aceleradamente na América Latina.

Entre 2017 e 2021, segundo o Global Interconnection Index (GXI), realizado pela Equinix, a região terá uma capacidade de velocidade de interconexão uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 59%. No Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro aumentarão em sete vezes sua capacidade de Velocidade de Interconexão no período.

A Equinix traçou a estratégia de replicar o programa global de canais, segmentando a sua atuação indireta no Brasil

Já a opção híbrida, até 2020 será a forma de cloud mais utilizada pelas companhias no mundo, conforme previsão do Gartner. O motivo é que, cada vez mais, as empresas passam a identificar que o modelo permite a entrega do melhor de cada nuvem, seja em preço ou entrega técnica.

Em vias de ter a sua plataforma completamente integrada para possibilitar a interconexão de qualquer cliente e seus stakeholders em qualquer lugar do mundo, a Equinix traçou a estratégia de, em 2019, replicar o programa global de canais da companhia, segmentando a sua atuação indireta no Brasil.

A partir deste ano, segundo Adriano Tavares, diretor de canais da Equinix para as Américas, o modelo de quatro torres será replicado na atuação com parceiros, divididos em Alianças com grandes provedores globais (como Microsoft, AWS, Oracle, Cisco, F5 e NetApp), Resellers, Referal e Sales Agent.

Para o Brasil, a expectativa é que as vendas via parceiros representem 20% do faturamento local. Segundo Tavares, a maior parte das vendas virá das torres 1 e 2, que são Alianças provedores e Resellers.

“Fomentaremos e daremos mais atenção a esse modelo porque eles trazem mais escala”, explica. Atualmente, a companhia tem cerca de 30 parceiros nesse modelo, mas quer aumentar para ter mais capilaridade fora do eixo RJ-SP. “Vamos também aumentar a nossa equipe para dar conta do atendimento”, frisou.

A companhia também pretende aumentar a cota de Referal, que são os parceiros que atuam em um modelo mais transacional para indicação de negócios. O objetivo é expandir a presença além do Sudeste. Para isso, replicará o programa de remuneração e comissionamento mundial. O Sales Agent são os Trust Advisors, que obedecem a calendários de certificação, tem cota e modelo de comissionamento mais atraentes, orientados a vigência do contrato. No modelo de recorrência, o parceiro tem 8% de comissão.