Geral Inovação

Hitech Electric lança veículo elétrico e autônomo no Brasil

Modelo alcança até 50 km/h e é dez vezes mais econômico que modelos tradicionais

A Hitech Electric, empresa de soluções em mobilidade urbana, apresenta o primeiro veículo autônomo desenvolvido no Brasil. Denominado “e.coTech4 Autônomo”, é movido à energia elétrica e possui capacidade para dois passageiros.

O modelo alcança velocidade de até 50 km/h e tem autonomia de 100 km. Com design futurista, pode ser controlado de forma remota por meio de aplicativo de celular. Possui nível de automação 4 e detecta obstáculos numa distância máxima de 50 metros. A precisão de localização do veículo é de até 10 centímetros e o tempo de reação é de 100 milissegundos.

 Com design futurista, pode ser controlado de forma remota por meio de aplicativo de celular

Para desenvolver o “e.coTech4 Autônomo”, a Hitech Electric definiu as especificações técnicas do veículo e as adequações físicas para implementação da tecnologia de direção autônoma. Teve ainda a parceria do Lume Robotics, projeto de inteligência robótica autônoma do Laboratório de Computação de Alto Desempenho da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

“O esforço da Hitech Electric para desenvolver o ‘e.coTech4 Autônomo’ concentrou-se no módulo de controle e hardware necessário para atuar nos comandos de direção, aceleração e frenagem”, explica Rodrigo Contin, CEO da Hitech Electric.

Inicialmente, o veículo autônomo está disponível apenas para o segmento corporativo. Pode ser alugado por empresas e utilizado para transporte de passageiros ou cargas em ambientes internos como pátios fabris, campi universitários, resorts ou clubes. Os contratos de locação são de 24 ou 36 meses.

O projeto de adequação do sistema de mobilidade autônoma e a criação do protótipo do veículo da Hitech Electric duraram doze meses. O modelo é capaz de trafegar sem motorista por regiões devidamente mapeadas. Atende a todas as solicitações de transporte entre os pontos das localidades identificadas e não requer preparação especial da infraestrutura viária nem utilização de sistema global de posicionamento (GPS). Além disso, o sistema permite que a tecnologia seja embarcada em qualquer um dos outros veículos da Hitech Electric, inclusive os utilitários elétricos, perfeitos para o transporte de cargas e insumos dentro de plantas industriais.

Durante o trajeto, o sistema autônomo do veículo reconhece quase que instantaneamente obstáculos estáticos e móveis, como sarjetas, muros, postes, pedestres e outros veículos. Dessa forma, prioriza decisões de direção e balizamento, além de realizar as ações adequadas de acordo com o tipo de barreira encontrada.

O veículo autônomo e elétrico é dez vezes mais econômico que o tradicional. Rodar 100 km com esse tipo de veículo custa, em média, R$ 4,50. O mesmo trajeto, quando realizado em cidades por um carro tradicional com motor 1.0 e abastecido com gasolina, pode custar R$ 45,00. O veículo pode ser carregado em qualquer tomada elétrica de 110 V ou 220 V, por meio de plugue de três pinos, no período de seis horas. Além disso, a manutenção do “e.coTech4 Autônomo” pode ser mais barata em função da baixa quantidade de peças móveis.