Canal Aberto

Hipoprofissional ou hiperprofissional?

Os termos hipoprofissional e hiperprofissional podem soar estranhos, a princípio, para você. Se refletir sobre eles, contudo, verá que fazem total sentido no panorama de trabalho que vivemos atualmente.
Os prefixos “hipo” e “hiper” são usados normalmente em inúmeros contextos de várias áreas e cabem perfeitamente no campo profissional. Desde profissões que exigem menor escolaridade até as mais rebuscadas, temos hoje hipoprofissionais e hiperprofissionais.
O hipoprofissional é menos ativo e tende ao comodismo, chegando a parecer “adormecido”, não busca melhorias, apenas faz seu trabalho da mesma forma que sempre fez. Caso surja a necessidade de fazer uma tarefa além daquela que foi contratado, se recusa ou faz mal feito. Tem dificuldade de mudar e fica no mesmo emprego por anos, se tornando bom nas tarefas.
O hiperprofissional, por sua vez, tem atividade intensa. Faz seu trabalho e tarefas extras, sem reclamar. Costuma ser ambicioso, faz formações que possam acrescentar valor ao currículo e procura novas oportunidades, que façam jus à sua formação e à sua predisposição ao trabalho.
Pessoas que se encaixam em um perfil hiperprofissional gostam de ser reconhecidas e trazem inovações constantes à empresa.
Não é ruim ser um ou outro. Aliás, o indivíduo começar com um perfil e mudar para o outro. Esta transição depende de alguns fatores, entre eles o perfil da empresa, o ambiente de trabalho e a relação/ necessidades com colegas e trabalho.
Claro, há meios termos entre profissionais, mas mesmo esses possuem momentos de hiperprofissionais e hipoprofissionais.
Ao saber dos perfis, podemos ser mais críticos em relação ao nosso trabalho e perceber se estamos muito adormecidos ou extremamente ativos para nos ajustarmos. Ver a si mesmo como profissional é difícil, mas não impossível. Reflita e perceba qual seu perfil, pense na última semana e no que poderia ter sido diferente, de modo positivo. Busque um equilíbrio para suas próximas ações.
Conhecer melhor seu perfil profissional é meio caminho andado para mudanças!