Na força de trabalho atual, 51% dos Chief Data Officers (CDOs) se reportam diretamente a um gerente executivo de alto nível, com 29% respondendo diretamente ao CEO

Com o avanço das demandas por Data & Analytics dentro das empresas, os Chief Data Officers (CDOs) estão sendo cada vez mais responsáveis por uma ampla agenda que abrange as iniciativas de gerenciamento, análise e ciência de dados, além de ética e transformação digital. Segundo o Gartner, esses especialistas são agentes de mudança impactantes que devem estar preparados para liderarem a transformação baseada em dados de suas organizações.

Dado o ritmo acelerado da transformação dos negócios digitais, mais de 10.000 empresas já nomearam executivos para essa função. Então, como novos CDOs que estão assumindo essa posição desafiadora podem ter sucesso em suas jornadas?

Até 2021, a função de CDO será a mais diversificada em termos de gênero de todas as posições de nível C afiliadas à tecnologia

Os primeiros 100 dias constituem um período de “lua de mel”. Dentro deste breve período, os CDOs devem se estabelecer e criar percepções que os outros irão associar às suas ações subsequentes. Debra Logan, Analista e Vice-Presidente do Gartner, explica que preparar e comunicar um plano claramente dividido é fundamental.

“Os profissionais precisarão criar planos detalhados e de alto nível para atividades-chave, com análises que incluam benchmarks e medições para mostrar o progresso e as realizações de suas iniciativas”, diz a analista, destacando que o Gartner apresentará essas tendências na Conferência Gartner Data & Analytics 2019, que ocorrerá de 29 a 30 de maio em São Paulo.

Na força de trabalho atual, 51% dos CDOs se reportam diretamente a um gerente executivo de alto nível, com 29% respondendo diretamente ao CEO. Até 2021, a função de CDO será a mais diversificada em termos de gênero de todas as posições de nível C afiliadas à tecnologia, com 33% dos especialistas sendo mulheres – em comparação com 18% de hoje.

Para facilitar o dia a dia desses profissionais, o Gartner divide os objetivos do CDO em um roteiro de 100 dias. Cada fase inclui resultados-alvo, ações e recursos críticos, bem como algumas ideias opcionais a serem consideradas, conforme o tempo e os recursos permitirem.

Preparar – Marque reuniões com sua equipe e com os principais líderes de negócios e de TI antes de participar e prepare um conjunto de materiais introdutórios sobre sua experiência. Se você é um veterano na empresa e passou para a função de CDO, revise sua experiência rapidamente. Demonstrar que você entende “como as coisas funcionam por aqui” é crucial.

Avaliar – Use reuniões face a face para construir uma forte compreensão do negócio e relacionamento com os principais interessados. Dedique pelo menos 50% do seu tempo a atender essas partes interessadas para explicar o papel do CDO e como você as ajudará a atingir seus objetivos críticos de negócios.

Uma lista de não mais do que cinco perguntas ponderadas será mais valiosa do que tentar cobrir tudo. Preste muita atenção a pontos crônicos de dor e falhas anteriores e solicite ativamente o feedback sobre as percepções sobre as demandas direcionadas ao cargo de CDO e outras funções baseadas em dados. Também tente ter uma noção de como o CIO e a organização de TI são considerados no negócio.

Planejar – A fase de planejamento transforma as lições aprendidas das fases “preparar” e “avaliar” em um plano de ação. Compartilhe uma visão com sua equipe, gerentes de linha e as partes interessadas da empresa que você entrevistou. Apoie isso com uma avaliação de como a organização se compara à sua visão e descreva como você poderá desenvolver as operações e estruturas. Lembre-se de expressar esses objetivos em termos dos principais indicadores de desempenho de negócios (KPIs) que são importantes para as metas definidas por executivos e gerentes.

Agir – Reúna-se com suas equipes operacionais para definir seu escopo de operação e considere as métricas de desempenho. Pergunte o que você pode fazer para ajudá-los a ter sucesso. Realize uma reunião de status de gerenciamento sênior e desenvolva um cronograma trimestral. Estas serão algumas das reuniões mais valiosas que você tem. A equipe executiva determinará como integrar suas necessidades em sua estratégia e deverá deixar clara sua visão sobre o que constitui o sucesso. Isso lhe dará objetivos e estrutura claros para futuras reuniões. Mantenha a agenda simples:

-O que você vai fazer durante este período?

-Qual é o valor comercial das ações que você está planejando abordar?

-Que valor comercial a equipe executiva gostaria que você entregasse durante o próximo período?

Mensurar – Você deve articular o valor comercial dos esforços de suas equipes de projeto, para que as reuniões regulares do relatório de progresso se concentrem nas informações mais relevantes para os líderes empresariais e financeiros.