Gartner: a importância da IA em cibersegurança

Em época de LGPD, de ataques crescentes, que levam ao sequestro de dados ou vazamento de informações, que podem comprometer a imagem, as finanças e a operação de organizações de qualquer tamanho, as soluções de cibersegurança baseadas em inteligência artificial são as que tem flexibilidade suficiente para se adaptar continuamente à criatividade dos atacantes.

A segurança da informação passou a ser assunto importante e corrente da alta administração das empresas e os CISOS passaram a pisar em um terreno cada vez mais instável.

No Gartner “A voz do cliente”, a proteção XDR (de endpoints) SentinelOne de Cibersegurança baseada em Inteligência Artificial conseguiu a mais alta classificação geral no relatório de 2021.

De acordo com o report, 97% dos revisores estão dispostos a recomendar a plataforma, que a empresa afirma ser uma prova de seu compromisso e execução no fornecimento de uma solução baseada em IA para proteger organizações.

As soluções da SentinelOne são distribuídas no Brasil pela CLM, que tem observado a assertividade do Singularity XDR ao entregar visibilidade unificada de todo o ecossistema de tecnologia de organizações de todos os portes.

Segundo a distribuidora, projetos efetivos de cibersegurança, capazes de combater o avanço exponencial do cibercrime, precisam contemplar segurança autônoma, com inteligência artificial comportamental e aprendizado, premissas das soluções da SentinelOne.

“De fato, o que se vê atualmente é uma disputa desenfreada entre atacantes e defensores, na qual a eficiência da IA comportamental do SentinelOne Singularity XDR desempenha papel crucial ao automatizar a cibersegurança e minimizar riscos”, menciona o CEO da CLM, Francisco Camargo. Outro diferencial apontado pelo executivo é a visibilidade irrestrita da solução, que estende a segurança e o conhecimento do que acontece com ativos em execução em nuvens públicas, nuvens privadas e data centers locais, permitindo o gerenciamento de servidores Windows, Linux e contêineres Docker / Kubernetes a partir de uma única plataforma.

Camargo afirma que um dos maiores problemas da segurança da informação é o elo mais fraco: o ser humano. “O SentinelOne Singularity XDR veio para fazer frente a todo tipo de vulnerabilidade, inclusive senhas fracas, cliques em links maliciosos, compartilhamentos indevidos de dados corporativos etc. A solução, de forma muito sofisticada, detecta qualquer ataque em uma rede, ao coordenar e correlacionar dados e inteligência de ameaças em diversos vetores, como o endpoint (incluindo mobile e IoT), servidores, redes, serviços de mensagens, web e nuvem”, descreve Camargo.

Não por acaso, o SentinelOne obteve classificação de 4,9 em uma escala de 1 a 5, em 775 análises, no Gartner Peer Insights para plataformas de proteção de endpoint. No relatório Gartner Peer Insights ‘Voice of the Customer’: Endpoint Protection Platforms, a empresa recebeu a classificação geral mais alta de 4,8, com base em 238 análises de agosto de 2021.

Dos 18 fornecedores no relatório, a SentinelOne foi a escolhida pelos clientes nas categorias de grande empresa (1B-10B USD), empresa de médio porte (50M-1B USD), bem como nas categorias de setor público, governo e educação. O SentinelOne também recebeu a classificação de “Escolha do Cliente” para a América do Norte, EMEA e América Latina. Além de receber a designação de Strong Perform para a Ásia-Pacífico. “Acreditamos que essas classificações e designações demonstram a adoção global da empresa e a satisfação do cliente com a plataforma Singularity XDR,” diz a companhia.

O CMO da SentinelOne, Daniel Bernard, comenta que proteger proativamente empresas modernas contra ransomware e ciberataques requer tecnologia autônoma e inovação constante “Acreditamos que as classificações de nossos clientes no relatório ‘Voz do cliente’ para plataformas de proteção de endpoint valida nosso compromisso em tornar o mundo um lugar mais seguro.”

Com excelentes pontuações em EDR (Endpoint Detection and Response), EPP (Endpoint Protection Plataform), e MDR (Managed Detector and Response) no Gartner Peer Reviews, o SentinelOne continua a oferecer a melhor satisfação do cliente para sua base global, formada por empresas líderes.

Além de ser reconhecida como destinatária da ‘Voz do Cliente’ para plataformas de proteção de endpoint, a SentinelOne foi nomeada líder no Gartner Magic Quadrant ™ 2021 para plataformas de proteção de endpoint e recebeu as pontuações mais altas em todos os três casos de uso (Tipo A, B, & C), no relatório de 2021 Gartner Critical Capabilities for Endpoint Protection Platforms.