*Por Maria Cristina Cardoso, Diretora de Vendas e Marketing para a América do Sul da SCHOTT Flat Glass do Brasil

Ainda que 15% dos brasileiros realizem suas compras pela internet, conforme aponta estudo da Associação Paulista de Supermercados (Apas), ir ao supermercado faz parte do comportamento da maioria dos consumidores. Por isso, a exposição dos produtos pode ser o fator determinante para a decisão de compra no ponto de venda. Gabinetes plug-in com porta de vidro triplo é uma das soluções para que os supermercados tenham um bom retorno na venda de bebidas refrigeradas, por exemplo.

Com 70% das decisões sendo tomadas diretamente no local, uma apresentação inteligente e sofisticada do produto é essencial para um impacto de forma positiva no aumento das vendas. Por esse motivo, as empresas do setor supermercadista desenvolvem, constantemente, soluções novas para apresentação de mercadorias. O objetivo é melhorar a exposição dos alimentos e ter como resultado a motivação do consumo. Entretanto, é preciso ir além da disposição dos produtos nos gabinetes.

Os refrigeradores que possuem porta para fechamento, por exemplo, devem fornecer uma boa visibilidade, mesmo com as portas fechadas. Dessa forma, ajuda na economia de energia ao estabelecimento e na facilidade de compra por parte dos consumidores. Uma das possibilidades para obter esses resultados é a porta de média temperatura para gabinetes plug-in, composta por três vidros e iluminada com LED.

A facilidade de compra que este tipo de porta oferece aos consumidores é resultado da alta tecnologia aplicada, que faz com que seus vidros sejam completamente transparentes. Para os trabalhadores, a porta também ajuda na hora de repor as mercadorias. Isso é possível graças a uma trava que a porta possui para que permaneça aberta, enquanto o colaborador trabalha na reposição.

O investimento em inovação e tecnologias do setor supermercadista visa a experiência do consumidor, já que a exigência quanto à qualidade no armazenamento e exposição dos alimentos aumenta cada vez mais. Diante disso, tecnologias que suprem essas necessidades são necessárias para que os supermercados brasileiros se aproximem ou até estejam no mesmo de nível de qualidade, segurança alimentar e ambientes modernos.