Futurecom promove o evento digital Pós-MWC 2022

O impacto do 5G em várias verticais de negócios, a cooperação e competição (coopetição) entre provedores de nuvem e operadoras tradicionais, modelos de negócios com OpenRAN, Metaverso, Realidade Aumentada e ESG estiveram entre os temas de destaque do Mobile World Congress 2022 e farão parte do debate do primeiro evento virtual do Futurecom deste ano, o Pós-MWC 2022. O encontro será realizado na plataforma Futurecom na próxima quinta-feira, 07/04, a partir das 11h, com previsão de 2 horas de duração.

Segundo Hermano Pinto, diretor do Portfólio de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, responsável pelo Futurecom, o Pós-MWC será dividido em três etapas: 1).apresentação de dados do mercado e insights do evento de Barcelona por Ari Lopes, gerente sênior de pesquisa da Omdia; 2) Considerações de algumas empresas que estiveram no MWC, como Ericsson, Huawei, Nokia e Qualcomm, que falarão sobre o que apresentaram de novidade durante o evento e, por último, um debate sobre como as novas tecnologias terão impacto no mercado local e quais verticais poderão se beneficiar ainda mais da tecnologia de quinta geração.

O diretor do Futurecom destaca que a sustentabilidade permeou várias discussões em Barcelona. As empresas do setor querem ampliar o uso de energia e processos sustentáveis, pois sabem que a conectividade é essencial para que outras corporações também consigam reduzir o impacto ambiental. “A eficiência energética apareceu diante da ampliação gigantesca de dispositivos conectados e processamentos de petabytes. Pela primeira vez, o MWC abriu espaço para o mundo da energia com o Global Digital Power Forum 2022.”

Além do 5G e da temática ESG, o Metaverso assumiu protagonismo em diversas exposições, com destaque para sua utilização em duas vertentes: como mídia de interação social (modelo B2B2C, com muita gamificação) e como ferramenta de desenvolvimento de novos negócios, incluindo Realidade Aumentada e Inteligência Artificial dedicadas aos projetos. “Acompanhamos também lançamentos comerciais dentro do metaverso, bem como sua utilização em marcas de mobilidade urbana”, ressalta Hermano.

No evento Pós-MWC 2022 também serão abordados o gerenciamento da crescente complexidade das redes e da demanda por soluções de consolidação de streaming, aplicativos de conteúdo, mídias sociais e games; projeções para o 6G até 2030 e a inclusão de populações sem acesso à Internet. “A tecnologia Edge Computing acabou se tornando mais presente durante o evento, assim como a perspectiva de adoção extensiva de IoT em redes 5G”, complementa Hermano Pinto.

ANOTE EM SUA AGENDA
Pós-MWC 2022 by Futurecom
Dia: 07/04/2022, quinta-feira
Horário: 11h
Inscrições: Evento Pós-MWC 2022 by Futurecom