Relatório da TTR aponta que o Brasil já registra mais de 509 transações de fusões e aquisições

 

De acordo com o relatório da TTR, o mercado de fusões e aquisições já movimentou mais de R$ 166 bilhões no primeiro trimestre de 2021 em 509 transações. Foi também constatado um aumento de 122% de empresas norte-americanas adquirindo empresas brasileiras.

As transações representam um aumento de 26% no número de transações em relação ao mesmo período de 2020, bem como um aumento de 286% no valor total. O setor de tecnologia tem sido o mais ativo do ano, com um total de 218 transações, seguido pelo de financeiro e seguros, com 88.

O setor de tecnologia tem sido o mais ativo do ano, com um total de 218 transações

Para Bruno Tanus, sócio do TDV Advogados, boutique de soluções jurídicas especializada em tecnologia e negócios inovadores, esse movimento do mercado é inerente ao momento. “Em virtude da pandemia e da decorrente digitalização das empresas, o segmento tech se tornou um ativo muito disputado no mercado, aquecendo as operações de venture capital e m&a”, comenta Tanus.

“O mercado de inovação como um todo tem se movimentado de forma favorável ao surgimento de players especializados no setor, como o próprio TDV Advogados, que nasce incorporando uma proposta inovadora para assessorar empresas desse mercado”, explica Bruno sobre os impactos da ascensão do mercado de inovação.

Nos primeiros meses de 2021, no mercado de venture capital foram realizadas 171 operações, com um total de BRL 13bi, que, em comparação a 2020, apresentou um aumento em 58% no número de operações; já em asset acquisitions, o número de capital imobilizado teve um aumento de 154% no comparativo ano-a-ano.