Carolinne Pinheiro, estudante do doutorado em sistemas de informação da Universidade de São Paulo, desenvolveu uma Rede de Apoio online para ajudar quem mais precisa durante a pandemia: pessoas em vulnerabilidade financeira e social e aqueles que fazem parte do grupo de risco da doença.

A ideia é que qualquer pessoa possa se disponibilizar para ajudar como pode: compartilhando franquia de internet, doando alimentos, emprestando notebooks para quem está tendo aula, disponibilizando-se para fazer compras no lugar de quem não pode, oferecendo vagas, companhia virtual e muito mais.

“A USP tem desempenhado seu papel e colaborado, cientifica e tecnologicamente, no combate à pandemia. Como parte da USP, sinto-me responsável por fazer parte disto e na obrigação de utilizar meus conhecimentos para superarmos esse momento tão delicado”, diz Carolinne.

A expectativa é de que, por meio de parcerias com projetos sociais e organizações do terceiro setor, seja possível alcançar aqueles que sequer têm acesso à internet e que não saberão das boas ações publicadas. “Estou em contato direto com projetos sociais que têm se esforçado para criar meios de comunicação com pessoas à margem do acesso à internet. Muitas pessoas têm se oferecido para emprestar celulares, compartilharem franquia de internet… espero que possamos integrar essas pessoas no canal de informação e comunicação mais utilizado hoje: a internet”, afirma a estudante.

A plataforma está disponível para ser acessada pelo computador e pelo celular. Qualquer pessoa pode se cadastrar e oferecer ou buscar apoio. Para criar sua conta, basta acessar: coronanobr.online.