Conhecido como mês da diversidade, junho é marcado pelo orgulho de gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis, pessoas transgênero, queer, ou questionantes, intersexo ou agênero e assexuais ou arromânticos (LGBTQIA+).

Inúmeras organizações têm se comprometido a criar e cultivar espaços para que talentos de todas as comunidades possam florescer e atingir seu máximo potencial em um ambiente seguro e responsável.

Conheça as principais ações inclusivas desenvolvidas por empresas para reforçar o compromisso com a diversidade:

Logicalis
A Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação, acredita que um ambiente organizacional inclusivo simboliza a pluralidade de ideias e pensamentos, o que beneficia tanto a organização quanto as pessoas que atuam nela.

Para incentivar essa troca, a Logicalis conta com um Comitê de Diversidade e Inclusão que fomenta práticas de D&I na organização, promove painéis com representantes das minorias e realiza iniciativas em datas comemorativas – como o Dia Internacional da Mulher e o Dia do Orgulho LGBTQIA+, por exemplo. Dessa forma, a empresa mantém o tema de diversidade e inclusão sempre vivo e disponível para discussão.

Além disso, a Logicalis conta com um Canal de Ética e Conduta para que as pessoas possam denunciar situações de preconceito, e incentiva a atuação de grupos de afinidades, como o LogiPride, que é formado por pessoas que desejam aprender ou promover ações voltadas à comunidade LGBTQIA+.

Avaya
A Avaya, empresa mundial de soluções para melhorar e simplificar as comunicações e colaboração, tem como premissa permitir que os funcionários sejam quem são. Para que essa cultura fique cada vez mais forte, tanto interna quanto externamente, a empresa conta com comitês de diversidade. Um deles é o Pride, formado por colaboradores do mundo inteiro que desejam compartilhar histórias e aprender mais sobre a comunidade LGBTQIA+. Dentro dele, são realizadas inúmeras ações, como grupos de debates, elaboração de playlists sobre o assunto e até mesmo podcast para fomentar o tema.

Schneider Electric
A Schneider Electric, empresa global que atua em transformação digital e gerenciamento e automação de energia, possui uma política de diversidade e inclusão desde 2006. Com isso, tem trabalhado a questão em três principais frentes: conhecimento (com ações que fazem com que os colaboradores – independentemente da área ou nível de atuação – compreendam a importância de ter um time diverso e de respeitar as diferenças), acolhimento (com a construção de um ambiente de trabalho diverso e com o apoio da liderança) e reconhecimento (dando oportunidades de crescimento em cargos de gestão, conselhos e dirigentes).

Desde 2020, a companhia, que completa 75 anos das operações no Brasil neste ano, deu início ao projeto SE Incluser. A iniciativa abrange cinco vertentes: LGBTQIA+, pessoas com deficiência, gerações, gênero e etnia. SE Incluser consiste em promover atividades internas – como debates e palestras – para a conscientização dos funcionários em relação à diversidade e inclusão. Às quintas-feiras, o que chamam de Quintas da Diversidade, ocorrem conversas e eventos internos com foco no aprendizado.

Além disso, desde 2018, em nível global, a empresa estabeleceu uma política anti-assédio, oferecendo um treinamento anual (e obrigatório) para todos os colaboradores. A partir de 2019, implementou uma política de licença parental – que abrange 100% dos funcionários. Assim, todos os colaboradores (mães ou pais, independentemente da orientação sexual ou gênero) têm o direito ao benefício de maneira remunerada após o nascimento ou adoção da criança.

Para acompanhar o andamento de todas as ações, desde a implementação da política de diversidade e inclusão, a empresa acompanha indicadores-chave de desempenho (KPIs) de cada projeto.