Geral Inovação

Digital Twins é tecnologia essencial para empresas de diversos setores

De acordo com o IDC, 30% das empresas do G2000 usarão dados de Digital Twins de produtos e ativos conectados à IoT em 2020, atingindo ganhos de até 25% na otimização do desenvolvimento de produtos e na eficácia geral das máquinas

A DXC Technology, empresa independente global de serviços de TI de ponta a ponta, realça o conceito de Digital Twins (ou gêmeos digitais, em português) como uma ferramenta essencial para a próxima etapa de evolução das empresas digitais.

A tecnologia Digital Twins lança mão de uma grande quantidade de dados de dispositivos conectados para fornecer um modelo detalhado e baseado em dados para um sistema físico. À medida que a Internet das Coisas (IoT) conecta cada vez mais esses dispositivos nas organizações, as simulações virtuais de ambientes físicos estão se tornando uma parte cada vez mais fundamental de uma estratégia digital corporativa.

A tecnologia Digital Twins lança mão de uma grande quantidade de dados de dispositivos conectados para fornecer um modelo detalhado e baseado em dados para um sistema físico

De acordo com o IDC, 30% das empresas do G2000 usarão dados de Digital Twins de produtos e ativos conectados à IoT em 2020, atingindo ganhos de até 25% na otimização do desenvolvimento de produtos e na eficácia geral das máquinas.

“Digital Twins cresceram e se tornaram uma das ferramentas mais úteis no dia a dia uma empresa”, afirma Dan Hushon, vice-presidente sênior e diretor de tecnologia da DXC. “Ao simular ambientes físicos em um mundo virtual, as organizações são capazes de fazer previsões e entender situações como propensão a compras, impulsionadores de desempenho e até a trajetória de bem-estar de um paciente”, completou o executivo.

Embora alguns fabricantes tenham usado Digital Twins pela primeira vez décadas atrás, os recentes avanços na inteligência artificial (IA) e na computação de alto desempenho (HPC, na sigla em inglês) estão estimulando seu uso pelas empresas da atualidade. Com o vasto poder de processamento da HPC, diversos setores aplicaram Digital Twins para dimensionar simulações, reduzir prazos de desenvolvimento e obter resultados comerciais tangíveis. Alguns dos crescentes casos de uso vertical incluem:

● Smart cities: Cidades em todo o mundo estão construindo modelos de seus sistemas inteligentes em um mundo virtual para fazer previsões, testar e aprender usando dados e análises antes da implantação. Por exemplo, eles podem entender como os veículos autônomos respondem aos semáforos conectados para tomar decisões melhores e mais oportunas que melhoram os resultados, como a segurança do cidadão.

● Saúde: Em um ambiente de atendimento baseado em valor, os médicos estão sob pressão para se tornarem cada vez mais eficientes e precisos em seus diagnósticos. Digital Twins podem ajudar os provedores a abordar as duas ou três perguntas mais importantes para pedir ao paciente para permitir um diagnóstico finito. Os fabricantes de dispositivos médicos podem usar Digital Twins para criar e testar implantes ortopédicos personalizados e impressos em 3D, o que diminui drasticamente o tempo de espera do paciente.

● Defesa: As empresas dos setor aéreo e de defesa utilizam os Digital Twins para visualizar o status de seus produtos em cada etapa do processo de produção e no mercado de reposição. Digital Twins transformaram completamente a maneira como alguns navios e aeronaves são projetados. Por exemplo, os Digital Twins avaliam a qualidade das pás do aerofólio nos motores a jato, fornecendo aos fabricantes uma visão abrangente do processo, incluindo o impulso produzido em circunstâncias da vida real.

“Iniciativas como manufatura digital / IoT industrial visam gerar inteligência a partir de volumes de dados (de dispositivos, equipamentos e controladores) além do que estamos acostumados”, destaca Mike Smart, analista sênior e diretor de operações da NelsonHall. “O HPC ajudará a lidar com essa explosão de dados gerados por projetos de fabricação digital, como Digital Twins”, ressaltou Smart.

Embasada em amplos recursos de integração de serviços e especialistas em HPC de classe mundial, a DXC Technology apoia as empresas a criarem modelos e simulações replicados com Digital Twins em todos os setores, fornecendo visibilidade do desempenho do sistema antes que os processos e respectivos produtos físicos sejam realizados.