Falha expôs dados completos de mais de 70 milhões de brasileiros. Segundo o órgão, o problema já foi corrigido

Dados de mais de 70 milhões de brasileiros que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) puderam ser acessados abertamente no início dessa semana por conta de uma falha ocorrida nos sistemas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Norte.

A partir de uma consulta por CPF era possível localizar endereço residencial completo, telefone, dados da CNH, CPF, foto, RG, data de nascimento, sexo e idade dos habilitados. O erro foi descoberto por um pesquisador que realizou alguns testes e observou a vulnerabilidade.

Em nota, o Detran-RN afirma que logo que foi descoberto, o problema foi sanado

Segundo o órgão, dados dos usuários não foram afetados, assim como não houve interferência nos sistemas de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) nem no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Leia abaixo a nota oficial do Detran-RN:

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) esclarece que, de imediato, a equipe técnica de Informática do órgão sanou a falha ocorrida em seu sistema.

Cabe ressaltar que os dados dos usuários não foram afetados, assim como não houve interferência nos sistemas de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) nem no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

A Direção-Geral do Detran está abrindo um procedimento administrativo para apurar o fato ocorrido.