Empresa líder no mercado brasileiro é pioneira no segmento e mira em redes de franquias para crescer cada vez mais

A Dentalis, empresa líder no mercado brasileiro de softwares odontológicos, conta com 17 mil clientes em sua base. Com uma solução completa para gestão e otimização de clínicas há 22 anos, a empresa celebra a marca de 36% do mercado nacional conquistado. Hoje, a Dentalis ganha cada vez mais espaço com as grandes franquias, um setor que movimenta cerca de R$38 bilhões anualmente, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO) .

Ainda nos anos 1990, o fundador e hoje CEO da Dentalis, Sérgio Aronis, atuava no desenvolvimento de sistemas para área de engenharia. Na época, ele foi procurado para desenvolver um sistema focado em consultórios de odontologia.

“Quando nós percebemos, já estávamos inseridos em um novo segmento”, conta.

O mercado odontológico cresce, em média, 7% ao ano e o Brasil conta com mais de 319 mil profissionais da área, sendo o maior do mundo em número de dentistas, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO) .

Engenheiro, com especialização em Pesquisa Operacional na França, Sergio Aronis acredita que sua formação contribuiu substancialmente para o sucesso do negócio: “As duas formações me ajudam muito no dia a dia, a engenharia traz uma visão analítica para resolução de problemas, já a pesquisa operacional nos ensina a buscar o caminho mais rápido e menos custoso”.

A Dentalis cresceu juntamente com a digitalização operacional das clínicas e viveu a expansão das redes de franquias pelo Brasil. No início de sua atuação, tecnologias voltadas para este mercado eram escassas.

“Poucos profissionais tinham conhecimento de gestão para enxergar as vantagens de um sistema. De alguns anos para cá, o setor evoluiu muito se profissionalizou. Hoje o tratamento odontológico é uma das prioridades das famílias”, analisa o empreendedor.

Com mais de duas décadas de otimização do dia a dia das clínicas, a Dentalis sempre cria soluções assertivas para a rotina dos dentistas e gestores. A prova disso é o recém-lançado Dentalis Mobile, que concentra as operações na tela dos smartphones economizando espaço físico nos consultórios.

O CEO da empresa aponta que o segredo para a durabilidade de uma solução é a constante observação do que ocorre fora do negócio. “Precisamos ter um olho na empresa e 10 para fora. Os empreendedores precisam observar atentamente o mercado para identificar novas oportunidades. Atualmente tudo muda muito rápido, se você ficar perdido apenas na sua gestão interna, com certeza será engolido pela concorrência”, ensina.