A Nutanix, especializada em nuvem corporativa empresarial, anuncia que a Bloomin Brands Internacional está implantando o Nutanix Enterprise Cloud para suportar ambientes de produção e homologação no Brasil. Como uma das maiores empresas de restaurantes do mundo, com marcas como Outback Steakhouse, Fleming’s Prime Steakhouse e Abbraccio Cucina Italiana, atualmente a Bloomin Brands possui 110 restaurantes e aproximadamente 12 mil funcionários no Brasil. Há cerca de dez meses, implementou três appliances Nutanix de cinco nós, rodando Acropolis, e mais três equipamentos para disaster recovery (DR).

Com uma expansão anual de cerca de 10%, o setor de alimentação fora de casa gera cerca de 450 mil novas oportunidades de trabalho por ano, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Esse crescimento constante exige que as equipes de TI construam um data center que possa responder rapidamente às mudanças nas necessidades de funcionários e clientes, além de ajudar a manter os dados dos restaurantes disponíveis em caso de emergência.

Em resposta a estas necessidades, foram implementadas soluções Nutanix em 90 máquinas em final de ciclo. O objetivo principal foi ser um modelo hiperconvergente que oferecesse um ambiente ativo de disaster recovery, além de auxiliar no desempenho de sistemas operacionais existentes, como o Microsoft Dynamics AX.

Desde a escolha da Nutanix, a Bloomin Brands realizou uma série de melhorias que já podem ser percebidas no novo ambiente. O espaço do rack, que anteriormente ocupava 98% do data center; atualmente consome apenas 50% do total. Em termos de energia, a diminuição no consumo fez com que o parque pudesse pagar seu próprio investimento, cortando gastos e chegando a 40% de redução de custo em relação aos equipamentos anteriores, que eram formados por seis servidores e três storage arrays consumindo menos energia diariamente.

A escalabilidade com a Nutanix também é completamente diferente dos modelos tradicionais, o que permitiu um crescimento mais rápido sem preocupação com tempo de inatividade. O benefício disso pode ser visto, por exemplo, na melhoria do processo de fechamento mensal do ERP. Composto por duas operações básicas, venda e pagamento, o fechamento do ERP agora é realizado na metade do tempo anterior, exigindo apenas quatro horas para o procedimento.

Problemas de operação de vendas, como o grande volume de contas diariamente no sistema, também foram impactados positivamente pela implantação Nutanix. Anteriormente, o tempo para carregar os dados de venda de um restaurante no dia era de oito minutos, no entanto, com a adoção da Nutanix, o tempo passou para cinco minutos, dando maior tranquilidade para o planejamento de negócios.

Já o recurso de disaster recovery (DR) será implementado para evitar que qualquer sistema seja interrompido, incluindo sistemas sensíveis e críticos da empresa. A solução de DR a ser implementada pela Nutanix será a primeira da empresa que possibilitará que os servidores permaneçam on-line, com o número de falhas caindo de três para zero por dia. O Objetivo de Tempo de Recuperação (RTO) de cinco minutos será uma conquista significativa para uma empresa que ainda não possuí nenhum recurso de DR.

Marcos Antônio Nogueira, diretor de Operações de Tecnologia da Bloomin Brands International, comenta que conhece as soluções Nutanix há dois anos e que as infraestruturas hiperconvergentes o impressionaram imediatamente. “Ficou claro que todos os casos de uso teriam um grande benefício da infraestrutura hiperconvergente. Antes da adoção da Nutanix, avaliamos outros fornecedores que, inicialmente, mostraram um conceito de hiperconvergência semelhante ao da Nutanix, mas sem o diferencial da experiência de suporte. O fato de o Nutanix Enterprise Cloud OS ter habilitado um ambiente de DR nativo foi uma vantagem que os outros não puderam oferecer, tornando a nossa infraestrutura mais escalável e nos dando tempo para pensar em outras questões, como otimizar nossos negócios em crescimento”, explica.

Leonel Oliveira, gerente geral da Nutanix no Brasil, comenta sobre o sucesso do projeto. “Sempre nos esforçamos para melhorar a experiência de nossos clientes com nossas soluções. Estamos muito satisfeitos que, em tão pouco tempo, ajudamos a Bloomin Brands a obter um desempenho de TI superior, que mudou os paradigmas do cenário na empresa, acelerando relatórios e resultados de negócios, reduzindo custos e agilizando processos e operações. Através desse processo, ajudamos a marca a manter o foco constante em oferecer o melhor serviço para seus clientes”, concluiu.