Clicksign é primeira mantenedora da Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD)

Fornecedora de tecnologia para assinaturas eletrônicas, a Clicksign é a primeira empresa mantenedora da Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD). Por meio do acordo, a companhia pretende auxiliar a entidade na modernização e imersão tecnológica do segmento de crédito do país, contribuindo para o estabelecimento de uma nova visão da sociedade em relação aos serviços financeiros.

“A bandeira da ABCD de valorizar o uso intensivo da tecnologia e da inovação tem convergência com o negócio, objetivo e valores da Clicksign. Somos uma empresa brasileira, pioneira no mercado de assinatura eletrônica de documentos. Entendemos que tanto a associação quanto a Clicksign buscam disseminar avanços tecnológicos que garantam o aumento da segurança de transações eletrônicas, a fim de facilitar e modernizar os processos financeiros atualmente existentes”, afirma Clarissa Yoshino Dantas, Diretora Jurídica da empresa.

“Especificamente em relação ao meio financeiro, notadamente no que tange às fintechs voltadas ao crédito digital, viabilizamos a assinatura eletrônica em diferentes tipos de documentos, inclusive Cédulas de Crédito Bancário (CCBs). Além disso, apoiamos o manifesto a favor da CCB eletrônica e, assim como a ABCD, também acreditamos na ‘validade e eficácia dos títulos de crédito originados no ambiente digital’, tudo em total consonância com as normas jurídicas vigentes”, completa Clarissa.

A Clicksign disponibiliza tanto a pessoas físicas quanto jurídicas uma plataforma ágil e de fácil acesso para a realização de assinaturas eletrônicas em documentos diversos. O objetivo principal da empresa é democratizar o acesso à tecnologia, facilitando processos de gestão de contratos e outros documentos de forma segura e confiável. Entre os serviços oferecidos estão assinaturas via e-mail, SMS e WhatsApp, com autenticação via PIX, selfie, fotos de documentos oficiais, assinaturas manuscritas e reconhecimento facial.

A Diretora Executiva da Associação Brasileira de Crédito Digital, Claudia Amira, destaca que a entidade tem buscado empresas mantenedoras alinhadas não apenas com a causa regulatória da ABCD, mas também com as bandeiras de inclusão digital e financeira da entidade.

“O foco da Clicksign é inovação, tecnologia e ambiente digital. Esses três pilares, combinados a uma análise de crédito segmentada, desempenham um papel fundamental na inclusão financeira. Não necessitar de ambientes e documentos físicos barateia muito os custos que, sendo mais baixos, tendem a propiciar taxas de juros mais atrativas no segmento de crédito. Desta forma, completa-se o círculo virtuoso que norteia a ABCD: juros mais baixos, democratização e inclusão financeira”, diz a executiva.

Em conjunto, a Clicksign e a ABCD têm planos de produzir conteúdos relevantes sobre temas de destaque do momento, como o fortalecimento das CCBs, dos documentos eletrônicos e das assinaturas eletrônicas, o uso do Pix como método de autenticação de documentos eletrônicos, além da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).