Para levar suas empresas a uma nova mentalidade de gerenciamento, os CIOs devem entender e evangelizar a destreza digital de todos

Apesar do desenvolvimento tecnológico, ainda é bastante forte a ideia de que os clientes preferem lidar pessoalmente com as organizações, tendo as interações humanas como algo fundamental para o sucesso dos negócios. Porém, analistas do Gartner destacam que essa realidade está mudando, com os consumidores optando cada vez mais por interações digitais para obterem experiências que atendam às suas necessidades de maneira eficiente. Nesse contexto, está surgindo uma nova visão de gestão, que apresenta enormes oportunidades para companhias dos mais diversos setores.

“A mudança contínua dos mercados digitais exigirá uma adaptação recorrente da liderança das organizações”, diz Graham Waller, Vice-Presidente de Pesquisa e Analista Distinto do Gartner.

“Como qualquer humano, os CIOs (Chief Information Officers) lutam para abandonar a mentalidade de liderança que os serviu bem no passado. Mas os líderes modernos não podem fornecer os recursos digitais necessários para o momento atual, sem adaptar seu pensamento às novas realidades do mercado.”

Para levar suas empresas a uma nova mentalidade de gerenciamento, os CIOs devem entender e evangelizar a destreza digital de todos. De acordo com um recente estudo do Gartner, os funcionários de uma companhia têm 2,6 vezes mais chances de ter alta destreza digital se seu líder definir o tom e modelar o comportamento de evolução das ações, mas apenas 17% das organizações têm líderes que fazem esse trabalho de maneira consistente.

Veja as cinco etapas essenciais para que os CIOs possam desenvolver a destreza digital necessária para se tornarem líderes de negócios digitais mais eficazes, segundo o Gartner:

Etapa 1: Reformule sua perspectiva, desafiando as crenças pré-estabelecidas – Muitos líderes têm crenças fixas e profundamente arraigadas sobre suas organizações. Mas essas crenças centrais e imutáveis muitas vezes podem criar pontos cegos. Desafie essas ideias para garantir que as operações ainda estão alinhadas às demandas atuais do mundo dos negócios. Os CIOs que não fazem isso correm o risco de manter o status quo em detrimento do progresso. Realize um workshop que estimule algo como “Desafie o que você sabe” e vire a imagem pré-consolidada e tradicional ao contrário.

“Nossos clientes desejam possuir o produto e compram e atualizam por meio de um modelo transacional” pode se tornar uma condição como “Nossos clientes desejam os benefícios do produto e adotam um modelo de assinatura (como serviço)”. Identifique como e quando os novos modelos, conceitos e oportunidades podem ser adicionados ao trabalho de sua organização, verifique isso em relação às ações dos concorrentes e use este exercício para descobrir quais crenças básicas podem ser modificadas ou descartadas.

Etapa 2: Defina sua nova mentalidade de líder da Era Digital – Os CIOs precisam ter a mentalidade certa para o contexto de negócios atual. Os líderes digitais de sucesso, nesse cenário, têm seis características:
– Trabalham para prosperar, apesar das incertezas;
– Buscam resultados de negócios inovadores;
– Exploram as novas opções competitivas da era digital;
– Começam, experimentam, aprendem e repetem as ações para o sucesso de suas companhias;
– Cultivam a criatividade e uma cultura de inovação;
– Atraem talentos de destreza digital de alto nível.
Os analistas do Gartner recomendam que os CIOs classifiquem suas próprias habilidades em cada ponto, seguindo uma escala de 1 a 5 – sendo 1 a pior capacidade e 5 as capacidades plenamente utilizadas no dia a dia. Depois, os especialistas sugerem que os executivos de TI se concentrem no desenvolvimento das habilidades que estão com notas de 2 a 4 e que, portanto, podem ser melhoradas.

Etapa 3: Foque na transformação das iniciativas e de sua postura – Depois que novas mentalidades forem identificadas, é hora de internalizá-las. Durante todo esse processo, você geralmente ouvirá duas vozes em sua cabeça, com a velha e a nova mentalidade em conflito. Por exemplo: alguém pode dizer “Vamos seguir em frente, apesar da incerteza, e depois continuar ou voltar com base no que aprendemos”; a outra voz dirá algo como “Vamos estudar e esperar até ter certeza de que podemos fazer isso”. É essencial mudar essa conversa cerebral. Tente agendar 15 minutos no seu calendário para avaliar em quais pontos você usou a nova mentalidade e em quais optou pela antiga. Feito isso, reserve um tempo para realmente pensar e reconhecer as opções para evitar a reversão e peça aos colegas de confiança que o ajudem a mantê-lo em evolução.

Etapa 4: Reforce a nova mentalidade por meio de ações rotineiras – Para garantir que sua nova mentalidade permaneça em uso, crie rotinas com ações pequenas e viáveis, ou hacks culturais para reforça-los de maneira prática. Uma dica para aprofundar a “busca de resultados comerciais inovadores” é reservar 30 minutos, toda sexta-feira, para revisar o que foi feito durante a semana. Nessa conversa, pergunte a si mesmo se você estava pensando em segurança nos próximos passos ou em saltos ousados. Uma vez por mês, visite uma nova startup ou empresa de um setor diferente que esteja usando modelos de negócios diferentes e considere como você pode usá-los em sua própria organização.

Etapa 5: Consolide esses novos comportamentos com o aprendizado experimental – Um programa de desenvolvimento deve incluir 70% do aprendizado experimental, 20% de orientação ou treinamento e 10% de educação formal. A melhor maneira de criar essa mentalidade é dedicar tempo e recursos às ações. A aprendizagem experiencial pode ser usada para fortalecer uma característica específica. Para cultivar criatividade e inovação, considere hospedar eventos de hackers ou empresas de turismo conhecidas por esses traços.