Canal Aberto

Cinco dicas para acelerar os fluxos de trabalho digitais

Lições de mais de 500 CIOs sobre como fazer a digitalização funcionar melhor

A dinâmica de trabalho que conhecemos hoje promete mudar de maneira interessante nos próximos anos, mostrando necessária a rápida adaptação aos novos modelos e ferramentas que ajudarão na execução de atividades do cotidiano. Com isso, cada vez mais se discute como será esse tão aguardado futuro do trabalho e como automação e novas tecnologias irão modificar o cenário, com mais benefícios e eficiência na produtividade.
Com o objetivo de esclarecer essa questão, a ServiceNow realizou uma pesquisa com 516 CIOs de diversas companhias, para que esses líderes de tecnologia identificassem as principais estratégias para transformar as suas organizações por meio de fluxos de trabalho digitais.
Após a realização do estudo, a ServiceNow publicou um artigo em seu blog trazendo dados e as principais dicas para acelerar as profissões que demandam conhecimento e técnicas inovadoras. Veja abaixo os cinco principais conselhos para obter mais agilidade e eficiência:

1. Colabore com colegas do C-Suite
Todas as atividades profissionais que envolvam ou demandem trabalho humano, necessitam que sejam executadas com dedicação e qualidade, independentemente de serem executadas por colaboradores gerais ou por cargos de direção. A colaboração entre colegas C-Level é fundamental para que a empresa alcance seus objetivos e metas, permitindo que todos dentro da organização estejam alinhados, gerando efeito cascata que permeia em todos os níveis de trabalho.

2. Colabore com parceiros externos
Colaboração é a palavra chave para o sucesso de um CIO. As parcerias construídas através do relacionamento com outras empresas de tecnologia são chave para que se construa processos, infraestrutura e sistemas de segurança rápidos, ágeis e que estejam sempre conversando com clientes, parceiros e funcionários de forma eficiente e rápida. Muitos parceiros trazem conhecimento agregado de anos de experiência no setor de tecnologia.

3. Alinhe os objetivos de digitalização aos objetivos empresariais
Poucos CIOs dizem que sua organização está fazendo um bom trabalho para entender o valor de diferentes funções empresariais ou as ferramentas necessárias para se ter sucesso.
É preciso entender a extensão da digitalização nas empresas e atuar de acordo com as oportunidades de digitalização para processos de alta prioridade. A pesquisa de novas áreas para colaboração entre funções das empresas e a TI é importante.
Além disso, também é necessário compreender como isso pode agregar valor à organização.

4. Incorpore a TI à organização
A TI deve ser incorporada à organização e ter estratégias robustas para comunicar o valor da digitalização, segundo os entrevistados. Os dados mostram um bom progresso, mas poucas empresas se destacam por investirem nessa prática.
Aumentar a comunicação entre TI e funcionários sobre mudanças nos processos empresariais aumenta o engajamento e a facilidade na comunicação.
As companhias precisam definir fluxos de trabalho e metas empresariais que permeiam todas as áreas, engajando todos seus colaboradores para que não ocorram ruídos no processo e execução.
Contudo, não basta apenas integrar a tecnologia ao longo dos negócios para permitir a colaboração. É preciso também organizar equipes especializadas ao longo das funções para buscar a transformação digital constante.

5. Monitorar os resultados e ajustar a estratégia em conformidade com eles
Assim como a TI deve ser incorporada à organização com relação a estratégias de negócios, também deve ser em relação ao uso de métricas e resultados. Quando parar para analisar estes dados, você terá em dizer quem era de TI, quem era de finanças e quem era de operações. Toda essa equipe mede o sucesso de métricas empresariais compartilhadas.

Gostou dessas dicas para trazer ao seu negócio um fluxo de trabalho digital mais eficiente? Acompanhe o blog da ServiceNow e fique por dentro dos principais estudos e atividades da companhia. Saiba em blogs.servicenow.com/author/servicenow-blog.html