As vendas de automóveis cresceram nesse primeiro semestre de 2019 de acordo com os números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). As vendas registraram 380.502 unidades resultando uma alta de 16,31% sobre o mesmo período do ano passado, quando foram emplacadas 327.149 unidades. O mercado está aquecido e promete números mais altos ainda até o final desse ano.

Outro número que não para de crescer no Brasil, são os de Marketplace (integração as diferentes plataformas) e que obteve um crescimento de 23% esse ano. Pensando em todo esse cenário, e na questão empreendedora a Startup CarFix é o primeiro Marketplace com a missão de conectar clientes que precisam de serviços automotivos à empresas especializadas. A plataforma é ideal para quem não tem seguro e necessita de um reparo em seu veículo mas, não apenas para quem não tem seguro, serve para qualquer serviço automotivo, desde despachante, auto escola até uma blidangem e manutenção preventiva, como trocar pastilhas e óleo.

A CarFix foi criada em 2018, e a ideia surgiu após encontrar problemas e dificuldades para encontrar oficinas. “Fiquei com o meu carro parado na Marginal Pinheiros em horário de pico sem nenhum contato de guincho. Foi um sufoco!” conta o engenheiro civil Gabriel Bialli, um dos fundadores e idealizador do Marketplace. Foi nessa situação que Gabriel começou a quebrar a cabeça e buscar soluções online e não encontrou nada que de fato resolvesse seu problema na hora.

A plataforma que teve o investimento inicial de R$500.000,00 conta com diversas opções de serviços que se encaixam nas categorias: Auto Elétrica, Auto Peças, Blindagem, Documentação, Emergência, Estética Automotiva, Funilaria, Locadora de Carros, Mecânica, Performance, Rodas e Suspensão e Vidros. O funcionamento é bem simples e intuitivo. “Basta você enviar os dados da localização do veículo e preencher as informações do veículo e do serviço a ser executado e em algumas você recebe o contato de até três empresas com diferentes orçamentos. Aí, é só escolher qual cabe melhor no seu bolso e de certa forma seja mais benéfica e rápida para o que você precisa”, explica Gabriel.

O sistema da plataforma é gratuito para os seus clientes até o final desse ano e existe uma forma de remuneração das oficinas cadastradas em sua base que compram os leads (contatos de clientes que possuem o problema com seu carro e buscam por esse tipo de serviço). O valor para as oficinas varia em torno de R$ 1,99 e R$ 20,00 que é cobrado por cada cliente novo (lead).

O também sócio do Marketplace, Cláudio Xavier, engenheiro civil, conta que o uso da plataforma para as oficinas é bem mais eficiente do que o maior veículo de pesquisa utilizado no mundo. “Quando uma oficina gasta R$ 100,00 neste veículo de pesquisa, ela normalmente possui uma taxa de conversão de 10 à 20% das visitas ao site, visto que existem clientes que clicam no banner mas apenas por curiosidade, ao investir na plataforma CarFix a taxa de conversão chega a ser superior à 80%, pois ele está comprando um lead quente.”

Como conseguimos observar, tanto o mercado automobístico como o universo do Marketplace prometem muita movimentação e aquecimento para esse ano, e os planos da Startup são ambiciosos. A plataforma em números, registra mais de 2000 empresas e o objetivo é dobrar esse número até dezembro.
Para ter acesso a plataforma online, a CarFix funciona no computador, tablet e smartphone. Tudo isso para fornecer aos seu clientes maior conforto e uma experiência agradável acessando a platataforma onde for mais conveniente. Para esse ano a empresa ainda quer iniciar uma operação na Flórida nos EUA, para atender todos os brasileiros que são residentes na região. Todo o foco da CarFix é inovar no serviço automobilístico e trazer praticidade e segurança aos seus clientes