Já não é mais novidade para ninguém. A digitalização é uma megatendência que abrange diversos âmbitos e, para o universo corporativo, não é diferente. A corrida por novidades que possam aumentar a produtividade, reduzir custos e aprimorar as relações com clientes também já é grande. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 632 empresas aponta que 48% delas pretendiam investir em recursos ligados à Indústria 4.0 em 2018. Apesar deste fato, especialistas garantem que ainda há um longo caminho para que se alcance a transformação digital nas empresas e são muitos os desafios a serem superados.

Para discutir a conexão entre o Lean – metodologia de melhoria contínua criada pela Toyota nos anos 1980 -, e os avanços que vêm acontecendo com a Digitalização, nos dias 11 e 12 de junho, o Centro de Convenções do SENAC Santo Amaro, na capital paulista, sedia a terceira edição brasileira do Best Practice Day, evento que é referência na Alemanha, onde acontece há mais de 10 anos, e que já vem se consolidando entre os mais importantes do Brasil sobre o tema. A Indústria 4.0 é tema central de diversas discussões hoje no País e o intuito do evento é mostrar, por meio de cases de importantes players do mercado, que é possível ser Lean sem entrar na jornada digital, mas a digitalização eficaz é meramente impossível sem que os processos estejam enxutos e otimizados.

Entre os destaques desta edição, os diretores do Itaú Unibanco Cláudio Sanches, de Investimentos e Previdência, e Rubens Fogli, de Negócios Digitais, apresentam o case „O impacto da Transformação Lean Digital nos negócios do Itaú Unibanco“.
Já o VP de operações da Mercedes-Benz do Brasil, Carlos Santiago, apresenta o case de sucesso da Mercedes-Benz na Indústria 4.0. A divisão de Caminhões do Grupo Daimler alcançou, em 2018, recorde de vendas em veículos comerciais, comercializando 517.300 veículos em todo o mundo, com aproximadamente 10% de aumento em relação a 2017 (470.700 unidades). Foram registradas taxas de crescimento de vendas de dois dígitos nos maiores mercados, como Brasil, região do NAFTA e Índia. O gerente executivo da Gerdau Riograndense, Jean Carlo Peluso, irá apresentar toda a jornada da Transformação Lean em sua unidade, dos primeiros passos até os resultados mais significativos.

Para falar de Supply Chain, o CEO da Lenovo do Brasil, Ricardo Bloj, e a diretora regional da Johnson & Johnson, Mercia Coelho, abordarão temas como otimização ponta-a-ponta do fluxo interno e planejamento integrado para uso eficaz de tecnologias 4.0. Já o Diretor de Desenvolvimento de Concessionárias da Volvo, Adriano Merigli, irá apresentar o case de melhoria de processos nas concessionárias do grupo. Participam ainda da Conferência com dezenas de cases de sucesso executivos da Volvo, Heineken, Bunge, Johnson & Johnson, Thyssenkrupp Elevadores, MWM Motores Diesel, Novo Nordisk, Martin Engenharia e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

No dia 11 de junho, o Best Practice Day Brasil tem início com a esperada apresentação do jornalista esportivo da Rede Globo de Televisão, Mauro Naves, traçando um paralelo entre a competitividade no futebol e no universo corporativo. Mauro se apresenta ao lado da esposa, Patrícia Naves, que será mestre de cerimônias do evento. Em seguida sobem ao palco Art Byrne, um dos maiores nomes de Lean Management no mundo, autor do best seller „The Lean Turnaround“; o VP de Operações da Mercedes-Benz do Brasil, Carlos Santiago; e diretor executivo da Gerdau Riograndense, Jean Carlo Peluso. As apresentações da manhã terminam com um debate entre os três palestrantes.

À tarde, os participantes podem escolher entre três temas centrais de sessões paralelas, com cases de sucesso de empresas de diversos setores: Liderança Lean, Lean em Serviços e Transformação Digital. Já na segunda metade da tarde, sobem ao palco do Centro de Convenções do Senac Santo Amaro o CEO da Lenovo do Brasil, Ricardo Bloj e a diretora de Supply Chain da Johnson & Johnson, Mercia Coelho, para debaterem sobre „Supply Chain do Futuro“. Para fechar o evento, dois diretores do Itaú Unibanco, Cláudio Sanches – de Investimentos e Previdência – e Rubens Fogli, de Negócios Digitais, dividem o palco com a VP de Negócios da CI&T, responsável pela estratégia e execução da digitalização do banco, para contarem os impactos da Transformação Lean Digital nos negócios.

Já no dia 12, os participantes podem optar entre 7 opções de workshops sediados em empresas parceiras de boas práticas, que implementaram as metodologias e já colhem bons resultados, para que os participantes possam fazer benchmark e conhecer os processos na prática.