O sistema de embarque rápido, batizado de Tapete Azul, foi desenvolvido para promover o distanciamento social

 

Um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19, o setor aéreo está puxando a inovação do chamado novo normal. A companhia aérea Azul colocou recentemente em prática um novo sistema de embarque rápido para garantir o distanciamento social durante a pandemia.

O novo sistema é composto por um conjunto de projetores e monitores, que, por meio de realidade aumentada, indicam ao passageiro o momento certo de embarcar. Batizado como Tapete Azul, o sistema foi lançado no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba.

Outros 17 aeroportos brasileiros devem receber a tecnologia

No chão, os projetores formam um tapete virtual colorido e móvel, que convida a pessoa a se posicionar na fila de acordo com seu número de assento. Segundo cálculo da companhia, a inovação vem proporcionando uma diminuição de até 25% no tempo em que uma pessoa leva entre embarcar e se sentar dentro do avião. Contribui também para garantir o distanciamento social, já que os convocados para o embarque ficam a quatro metros de distância entre si.

“O processo de embarque de uma aeronave possui regras e a necessidade de identificação dos Clientes para garantir a segurança. Essa tecnologia está nos ajudando a fazer isso com muito mais agilidade e segurança, especialmente nesse período em que as pessoas precisam manter a distância umas das outras”, afirma Jason Ward, vice-presidente de Pessoas e Clientes da Azul.

O Tapete Azul já está em fase de testes em Goiânia e em Viracopos. A expectativa é ele chegue até o fim do mês ao aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, ao Santos Dumont, no Rio, e ao de Confins, em Belo Horizonte. Até o fim do ano, outros 17 aeroportos no país devem receber a tecnologia, que é pioneira no mundo e exclusiva da Azul.