Avaya Spaces auxilia hospital em Wuhan, na China, construído para o atendimento imediato de pessoas afetadas pelo coronavírus, facilitando a comunicação remota dos pacientes com seus familiares e dos médicos com outros colegas especialistas

A Avaya Holdings Corp. (NYSE: AVYA) oferece soluções tecnológicas móveis que ajudam os hospitais nas suas estratégias digitais para o cuidado com o paciente, como redes de conectividade 5G, soluções na nuvem, inteligência artificial e bots, além de internet das coisas, para caminhar rumo ao Hospital do Futuro.

O Avaya Spaces é uma ferramenta de colaboração e reunião de equipe baseada na nuvem, com mensageria, áudio, videoconferência, compartilhamento de arquivos e muito mais, tornando fácil trabalhar a partir de um tablet ou smartfone. Foi desenvolvido para equipes que precisam de uma maneira eficaz de se comunicarem, gerenciarem tarefas e serem mais produtivas, oferecendo o equilíbrio perfeito entre funcionalidade e simplicidade.

Um exemplo de uso acaba de acontecer em Wuhan, na China, onde se construiu um hospital para o atendimento imediato de pessoas afetadas pelo vírus Orthocoronavirinae (coronavírus). Por meio do Avaya Spaces, a Avaya facilitou a comunicação dos pacientes com seus familiares, e dos médicos com outros colegas especialistas em todo o mundo.

Michael Rembold, gerente de Soluções e Arquiteturas da Avaya México, aponta três necessidades que os hospitais possuem atualmente:

1. Colaboração da equipe de cuidados: hoje, existe perda de tempo na comunicação entre os integrantes da equipe; portanto, é indispensável estabelecer uma estratégia para elevar a produtividade.

2. Serviço e acesso para o paciente: é preciso conceder ao paciente acesso efetivo aos serviços do hospital e nos momentos certos, já que o paciente/cliente espera em média de 20 minutos a uma hora para ser atendido ao telefone.

3. Cuidado virtual: o paciente pode ser atendido de forma virtual da sua casa e continuar o tratamento, ministrando medicamentos e comparecendo aos compromissos médicos.

Diante dessa situação, surge a necessidade de os centros médicos oferecerem a melhoria da qualidade de atenção ao paciente, ajudarem a reduzir os custos operacionais e de tempo da equipe de cuidados, e aumentarem o valor da instituição para os acionistas.

“Atualmente, 66% dos problemas dos hospitais estão relacionados à comunicação entre os membros da equipe de cuidados. Muitos dispositivos e aplicações não estão conectados/integrados entre si. Todos os processos são manuais e existe perda de tempo; por isso, a equipe pode acabar sendo improdutiva, o que resulta em altos custos”, diz Rembold.

Como melhorar a colaboração das equipes de cuidados?

“O Avaya Spaces é uma aplicação all in one que funciona em qualquer dispositivo e possibilita a comunicação entre os envolvidos de maneira segura e privada, inclusive por videoconferência. Essa solução também pode ser usada com fornecedores e colegas externos na designação de tarefas, no envio de mensagens, na publicação de informações ou em apresentações importantes”, afirma Rembold.

Com as tecnologias existentes, é possível monitorar sensores do paciente e do hospital a partir de um tablet ou dashboard na nuvem, e designar tarefas diante de qualquer situação ou no caso de existir um alerta para, assim, melhorar a experiência do paciente e produtividade da equipe.

É possível também oferecer uma atenção proativa ao paciente no canal da sua preferência para indicar medicamentos ou consultas e ainda oferecer assistência virtual com especialistas para o acompanhamento do tratamento (uma grande vantagem para quem mora em comunidade rural ou lugar remoto). Já para a instituição hospitalar, a ferramenta da Avaya permite, por exemplo, lançar campanhas automatizadas em caso de epidemias e difundir promoções.

A Avaya é líder em inovação tecnológica e comunicações unificadas, satisfazendo as necessidades do paciente e ampliando as possibilidades de contato com a equipe médica. Ao conectar pessoas, recursos, dados e soluções, o Hospital do Futuro poderá otimizar as operações e reduzir o risco, enquanto aumenta a eficiência operacional e a rentabilidade.

Quando se trata de transformação digital do sistema de saúde, nada é mais importante do que uma solução de comunicação flexível.