ART IT adota modelo de anywhere office

A ART IT – especializada em soluções e serviços de TI – adotou definitivamente o conceito de “anywhere office”, ou escritório em qualquer lugar, para todos os funcionários e futuros contratados. A empresa foi uma das primeiras do setor de tecnologia da informação a adotar o modelo full home office no País, ainda no segundo semestre de 2020, possibilitando aos seus mais de 180 colaboradores desenvolverem suas atividades profissionais de qualquer lugar.

De acordo com o diretor de RH da ART IT, Anderson Xavier, o trabalho remoto funcionou muito bem, com grande integração entre equipe e clientes e bons resultados nas atividades desenvolvidas pelas equipes no dia a dia. A partir daí, a empresa optou por fazer uma pesquisa interna, que mostrou que a maioria esmagadora dos funcionários consideram o trabalho híbrido a melhor alternativa no cenário “pós-pandemia”.

“Praticamente todos da equipe preferiram manter o trabalho no modelo remoto. Inclusive, tivemos colaboradores que mudaram de cidade, muitos deles voltando para suas cidades de origem”, revela Xavier.

Mercado “anywhere”

Anderson Xavier ressalta que a metodologia implantada pela ART IT, que consiste no uso de sistemas próprios para acompanhamento dos projetos e reuniões semanais dos gestores com sua equipe via videoconferência, foi fundamental para que a empresa tivesse sucesso no modelo.

E se por um lado a mudança trouxe transformações importantes – entre elas, a empresa abriu mão de boa parte de sua sede em Campinas, onde manteve apenas áreas comuns e salas de reuniões – o novo formato de trabalho vem permitindo à ART, que desenvolve software sob medida para empresas e precisa ter agilidade em contar com mão de obra qualificada, a possibilidade de fazer contratações em qualquer parte do País, além do exterior.

“Até o momento, já contratamos 10 colaboradores de outros estados: Rio Grande do Sul, Pará, Belo Horizonte, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Pernambuco, além de brasileiros que vivem no Chile”, completa Xavier.