Canal Aberto

Aplicativos oferecem segurança para contratar e vender serviços

Por meio de negociações diretamente em plataformas online, os aplicativos garantem mais privacidade aos usuários, que, não precisam utilizar o seu número de celular pessoal para contratar um profissional.

Em diversas situações do dia a dia, para o orçamento de produtos e serviços, por exemplo, o número de nosso celular é solicitado. Com a popularização do Whatsapp, muitas empresas e profissionais nos levam a fornecer esses importantes nove dígitos a pessoas que nem conhecemos. Entretanto, da próxima vez que alguém solicitar o seu número de celular, é melhor pensar duas vezes antes de revelá-lo. A combinação de números pode ser utilizada para monitorar o usuário, e para obter outras informações sigilosas que podem ser facilmente vazadas.

Para vencer esse desafio sem abrir mão da facilidade que a tecnologia oferece, os atuais aplicativos de serviço devem ser mais utilizados, pois funcionam como uma ponte segura entre você e um prestador de serviço, e vice-versa, garantindo a privacidade na hora de contratar ou vender.

Este é caso do aplicativo gratuito para contratação de serviços residenciais, IndiqueAí, onde o usuário pode conversar com o profissional pelo aplicativo, tendo a segurança de que as suas informações de contato, endereço e nome completo não estarão disponíveis para os profissionais. “Até o momento da contratação, o aplicativo só compartilha com os profissionais o seu apelido, cidade e bairro em que deve ser realizado o serviço”, revela o sócio e desenvolvedor do aplicativo IndiqueAí, Felipe Bittencourt.

O empresário destaca que toda a negociação é feita por meio da aba de mensagens do aplicativo, com quantos profissionais o usuário achar necessário conversar, sempre por janelas de conversa individuais. “É possível trocar informações mais detalhadas do serviço, trocar fotos ou arquivos, negociar datas e valores para realização do serviço, e por último, contratar o serviço por meio de um agendamento diretamente no IndiqueAí”, explica Bittencourt.

O empreendedor aponta que pelo chat, o cliente pode bloquear o profissional, garantindo que ele não tenha mais como entrar em contato, visto que o aplicativo não revela ao profissional o nome e endereço do cliente. O aplicativo ainda inclui uma camada de segurança muito importante: a indicação dos amigos. “O IndiqueAí reúne diversos profissionais com indicações da lista de contatos do usuário, garantindo mais confiança do prestador e no serviço que será realizado”, destaca Bittencourt.

Segurança para os prestadores de serviços

Para os profissionais autônomos, quando o cadastro estiver completo no IndiqueAí, mediante apresentação de documentos, como, foto do RG, selfie com o documento e comprovante de residência, o profissional receberá pedidos de orçamentos de clientes. Para empresas que se cadastrarem no aplicativo, a plataforma solicita a inscrição municipal e um alvará de funcionamento. “O cadastro preenchido com todos esses documentos ajuda no ranqueamento do profissional nos resultados de busca. E essas informações não são compartilharas com o cliente, mas informamos a ele, no perfil de cada profissional, quais documentos ele tem verificados”, comenta o sócio do aplicativo.

Como funciona?

Depois de se registrar, o usuário seleciona a área de atuação profissional que deseja contratar e se desejar, adiciona uma descrição da sua necessidade ou outros filtros. Assim, o aplicativo apresenta os perfis de profissionais que atendam no endereço informado, seja residencial ou de trabalho. O usuário pode, então, iniciar a conversa com os profissionais que escolher, ou aguardar o contato dos profissionais que estejam mais disponíveis. Os resultados de busca priorizam profissionais já contratados e bem avaliados, principalmente, pela rede de contatos do usuário. Para poder contar com a indicação dos amigos, é preciso acessar a aba “Encontrar Amigos” e habilitar o acesso à agenda, assim o usuário possui todas as suas conexões para contratar com mais assertividade.