Canal Aberto

Aplicativo Kwai apoia Guri Capital e Grande São Paulo

A maior plataforma de vídeos curtos do Brasil faz doação de 40 bolsas-auxílio para estudantes do programa gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura

O aplicativo de vídeos curtos Kwai anunciou recentemente seu início de operações no Brasil e, para atender a comunidade, o aplicativo mostra seu apoio a projetos sociais. Com grande influência entre os jovens, o Kwai decidiu apoiar financeiramente os alunos do Guri Capital e Grande São Paulo, programa de educação musical e inclusão sociocultural para crianças e adolescentes da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. A doação cobrirá bolsas-auxílio transporte para 40 estudantes durante a Temporada 2020.

“O Guri atende crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 46 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo, e para nós, a participação da sociedade civil e das empresas é fundamental para a continuidade e fortalecimento do programa e para mantermos vivas nossas iniciativas”, disse Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura. O Guri oferece não apenas uma rede de apoio para suas alunas e alunos, mas também para seus familiares e comunidades nas quais o programa atua.

A doação do Kwai foi anunciada no último sábado, 8 de fevereiro, durante o evento de acolhimento da temporada 2020 dos Grupos Infantis e Juvenis do Guri. Os artistas Bnegão e Xênia França estavam no evento para conversar com os alunos sobre música, a carreira musical, suas aspirações e sonhos. Os artistas compartilharam um pouco de suas experiências, histórias e suas principais influências. No final, deram show com o Regional de Choro Infanto-Juvenil do Guri, grupo formado por alunos do programa.

“Na minha vida, tudo sempre foi guiado pela música. Eu sentia a necessidade de expressar tudo que eu sentia e o rap foi o que me possibilitou dizer tudo que eu acredito que precisa ser dito”, contou BNegão, à convite do Kwai. O cantor, que faz parte do grupo Planet Hemp, ressaltou a importância de acreditar em si mesmo e ter força de vontade para alcançar os objetivos. “É importante, independente de qualquer coisa, fazer o que se acredita, o que está no coração e estar preparado também, porque as oportunidades não vêm do nada. Se você se acomodar, já era”, completou.

Wu Yan, chefe de operações globais da Kuaishou Technology, empresa-matriz do Kwai, conta que o que motivou muito a empresa a apoiar o programa é ver o amor dos estudantes pela música. “Acho que a paixão das pessoas pela música, principalmente na infância e juventude, é algo muito bonito, algo a ser respeitado. Especialmente quando vemos o entusiasmo desses jovens em aprender, e usando a música para crescer. Acho que todo indivíduo, toda empresa desta sociedade deve fazer o possível para apoiar causas em que acreditam”, disse Wu.

Para Zuben, ações como essas são muito importantes, pois complementam a prática musical dos alunos e das alunas do Guri Capital e Grande São Paulo. “Artistas como Xênia França e BNegão são referências para eles, tanto na música quanto fora dela. São o que eles ouvem fora da sala de aula, são as pessoas que inspiram no dia a dia. Certamente foi uma experiência enriquecedora para os nossos jovens ”, completou.

O conteúdo relacionado à música tem sido uma das categorias mais populares entre os usuários do Kwai e segundo Wu, dados de Kwai mostram que mais de 80% dos vídeos curtos da plataforma são com música de fundo ou com canto de seus usuários. Para a empresa, o Brasil é um dos seus mercados internacionais mais importantes e por isso, planeja investir esforços e recursos no país, não apenas nos negócios, mas também em projetos sociais, envolvendo-se com a comunidade local. “É muito importante para nós incentivar outras empresas a fazer o mesmo e unir forças para tornar realidade o sonho dos jovens”, disse Wu.