Com apoio da everis, o private banking migrou toda sua infraestrutura TI para a nuvem a fim de ganhar flexibilidade, time to market e reduzir custos para diversificar seu portfólio, aumentar em 30% sua carteira de clientes e ganhar maior capilaridade e competitividade no País
O Andbank, banco europeu baseado no Principado de Andorra, que tem mais de 85 anos de experiência em private banking e está presente no Brasil desde 2011, contratou a everis, consultoria multinacional de negócios e TI, há 10 meses para viabilizar sua transformação digital, por meio do desenvolvimento e implementação de uma nova plataforma de serviços 100% digital.
Instituição financeira de ponta, com clientes de alta renda (ticket mínimo de US$ 1 milhão em aplicações), o AndBank atua também em 15 países da Europa e da Ásia, além dos EUA. No Brasil, o banco tem mais de 2.000 clientes e conta com oito escritórios de agentes autônomos distribuídos nas cidades de São Paulo e Ribeirão Preto (SP); Belo Horizonte (MG); Curitiba (PR); Florianópolis e Itajaí (SC); e Salvador (BA).
“O Brasil é um mercado importante, com bom potencial de crescimento quantitativo e qualitativo, e que passa, assim como o resto do mundo, por um momento de grandes transformações mercadológicas. Hoje, oferecemos um portfólio de mais de 300 fundos de investimento, mas pretendemos aumentar de forma expressiva o volume de negócios, por meio da oferta de novos serviços, mais sofisticados e customizados, e da ampliação da carteira de investidores nacionais em cerca de 30%. Para isto, precisamos ser digitais e disruptivos”, afirma Marcelo Souza, CIO do AndBank.
Por esta razão, em setembro de 2018, o AndBank, fez uma pesquisa no mercado para definir qual seria o melhor parceiro tecnológico para ajudar a instituição em sua transformação digital. Foi aberta uma concorrência, com três participantes, vencida pela everis, devido à sua expertise em TI e ao fato de ter amplo conhecimento dos negócios do setor financeiro, além das regulamentações do Banco Central Brasileiro. “Nós já éramos clientes da everis no Brasil e em outras unidades europeias, como a espanhola e a de Andorra, há mais de três anos, porém este relacionamento por si só não foi determinante na escolha. A ideia era escolher a consultoria com o melhor projeto e coincidentemente foi a everis”, esclarece Souza.
Segundo Francisco Murillo, sócio responsável por Serviços Financeiros da everis Brasil, o AndBank é um cliente importante e sempre desafiador, pois atua no setor financeiro, que é altamente competitivo e inovador e tem se reinventado com a adoção de novas tecnologias e com o advento das fintechs e outras startups. “Tivemos desde o princípio interesse em atuar em sinergia com o AndBank na idealização, desenvolvimento e implementação de sua primeira plataforma 100% digital, porque era um projeto pioneiro no segmento de private banking, que tende a ser uma referência para todo o setor”, ressalta Murillo.
Os principais desafios do projeto estavam em mudar o mindset da equipe do AndBank de um ambiente convencional para o digital, oferecer novos serviços aos clientes em uma arquitetura na nuvem, com um modelo ágil, inovador, fácil de navegar por um grande volume de informações qualificadas, escalável e seguro. Tudo isto com a desativação completa do antigo datacenter e migração para a nuvem, com sistemas de redundância, em apenas cinco meses. Era necessário também garantir os mesmos benefícios, com grande poder analítico conjuntural, para os agentes financeiros autônomos, que hoje são oito e deverão ser 12 até dezembro de 2019 e 18 até o final de 2020, para garantir o crescimento dos negócios em regiões estratégicas.
“O prazo de cinco meses era realmente curto, o que exigiu um excelente planejamento do projeto, desde a definição da arquitetura, as ferramentas tecnológicas até um detalhado cronograma de implementação e com entregas rápidas, com testes rigorosos e muito bem feitos”, explica Murillo. Outro fator determinante para o sucesso do projeto foi o método de trabalho agile junto com a equipe do AndBank”.
A plataforma digital do AndBank é focada em multisserviços e Application Programming Interface (APIs), que o ecossistema necessita, desenvolvidos com tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Fast Data e Customer Experience, entre outras, todas armazenadas na nuvem pública – Google Cloug Platform. “Nós ajudamos o AndBank a operar como banco no Brasil ao adquirir a licencia do Banco Bracce; com a implantação em 1 ano de projeto da primeira plataforma operacional (core banking + investimentos), o que permitiu ao banco começar a trabalhar no País. Mas este projeto de migração da infraestrutura TI para cloud pública é bem mais audacioso, levando o banco a um novo patamar competitivo, pois lhe dá mais flexibilidade e time-to-market habilitados pelas entregas contínuas de produtos e novas experiências para os clientes”, destaca Murillo.
Para Souza, além de proporcionar a análise de um volume maior de informações com precisão, em especial sobre perfis e demandas dos investidores, e facilitar a atuação dos agentes financeiros no aconselhamento dos clientes, a nova plataforma do AndBank propiciará uma redução de custos operacionais de 30% ao ano. “Esta economia virá da diminuição de gastos com telecomunicações, estrutura de suporte operacional, licenças de software e contratos de manutenção de hardware e software. Além disso, teremos também a segurança de contar com o apoio da everis para a operação por três anos para continuar evoluindo na arquitetura”, detalha o sócio da everis.
Outros resultados já constatados estão facilidade de acesso à plataforma; estabilidade do sistema; qualidade dos acessos e assertividade das informações oferecidas aos clientes; oferta de serviços mais qualificados; eficácia de aplicações dedicadas ao público interno, que são essenciais ao sucesso nos negócios; e à excelência no atendimento. “Além disso, o AndBank agora está mais preparado para tornar a inovação uma constante em sua estrutura, o que é determinando para o sucesso de qualquer instituição financeira, pois nos dá maior capacidade para adotar estratégias defensivas e ofensivas em relação aos nossos concorrentes”, ressalta o CIO do banco.
Na plataforma digital AndBank, os clientes podem agora acompanhar em real time a movimentação do mercado, a evolução de sua carteira de investimentos, a rentabilidade de cada uma de suas aplicações, fazer novos aportes e efetuar operações em bolsa, entre outros serviços. “A receptividade das pessoas tem sido excelente. Nós temos hoje cerca de 1.200 acessos diários de clientes, o correspondente à 10.000 acessos mensais, feitos com facilidade, agilidade, eficácia e total segurança. Ou seja, a experiência do cliente está mais satisfatória e coerente com suas expectativas”, comemora Souza. Em funcionamento desde maio de 2019, a plataforma que já é um exemplo de projeto de inovação bem-sucedido e deverá ser replicada nos demais países nos quais o AndBank trabalha.
O projeto disruptivo do AndBank é um exemplo da atuação da everis junto ao setor financeiro global. No Brasil, a everis Brasil atende os principais bancos privados, além de instituições financeiras digitais de médio e pequeno porte. “Na everis, o setor bancário é o maior em termos de faturamento global e também aqui na região Americas, onde atendemos os principais players de mercado nos países nos quais atua (Brasil, México, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e EUA)”, completa Murillo.
Para assistir o vídeo com detalhes sobre o projeto da everis no AndBank acesse: https://youtu.be/_pjKEzvZzR8.