Segundo de Evandro Carvalho, Vice-Presidente de Serviços ao Cliente Kenshoo, abre-se oportunidade em diversas áreas e para Adtechs especializadas em diferentes segmentos

 

O movimento teve início com as Fintechs, startups voltadas para serviços financeiros, e seguiu com Adtechs, voltadas para marketing e publicidade. Um levantamento da Distrito em parceria com a ABStartups e a KPMG, mostra que em 2019 elas foram as segundas que mais receberam investimentos no estado de SP.

A integração dos canais somada à estratégia de experiência do usuário fez com que muitos marketplaces tivessem destaque no Brasil. Para o VP de serviços ao cliente da Kenshoo, a entrada da Amazon vai agitar o mercado de adtechs no Brasil, já que a empresa vai ganhar relevância não só como marketplace, mas também como mais uma possibilidade de espaço para anúncios.

A companhia iniciou sua estratégia de marketplace em 2017 e até 2020 agrupava mais de 60 mil lojistas em sua plataforma. O Brasil, estratégico para a companhia, teve três centros de distribuição inaugurados recentemente que completam os oito hubs para armazenamento de produtos.

“Quando uma empresa como a Amazon estabelece operação, em um mercado emergente como o Brasil, traz consigo inovações importantes para estabelecer novos padrões no que diz respeito ao mercado de publicidade. Para acelerar o processo de inovação, é importante criar um ecossistema alinhado com os objetivos estratégicos da empresa para aquele mercado.

Leia a entrevista completa:

Na sua opinião, como a Amazon impactará o mercado de Ad Techs no Brasil?

A Amazon não é somente uma plataforma de comércio eletrônico e marketplace, o que já seria o bastante, mas também atua em muitas outras frentes tais como dispositivos, serviços de áudio e vídeo, serviços de Cloud, entre outros. Partindo desse princípio que a Amazon opera em diferentes indústrias, é complexo prever a dimensão do impacto no segmento de publicidade.

Quando uma empresa como a Amazon estabelece operação em um mercado emergente como o Brasil, traz consigo inovações importantes para estabelecer novos padrões no que diz respeito ao mercado de publicidade. Para acelerar o processo de inovação, é importante criar um ecossistema alinhado com os objetivos estratégicos da empresa para aquele mercado.

Sendo assim, abre-se oportunidade em diversas áreas e para Adtechs especializadas em diferentes segmentos, o que pode significar melhorias em produtividade, escalabilidade e eficiência, potencializando os resultados gerais de mídia e acelerando o crescimento dos principais clientes no mercado.

Como funciona a abordagem da Kenshoo para medir o sucesso com as campanhas?

A Kenshoo é uma empresa global, com presença nos principais mercados mundiais, focada em importantes pilares tais como escalabilidade, automação, e otimização de mídia, tudo isso baseado em algoritmos com inteligência artificial, utilizando de importantes fontes de dados para não somente prever o comportamento de compra, mas enriquecer as estratégias de mídia, tornando as decisões mais inteligentes e com uma visão holística sobre todos os canais de publicidade e os impactos que os mesmos têm entre si.

Como é feito o tratamento dos dados para melhorar o desempenho das campanhas?

A Kenshoo tem uma infinidade de soluções para garantir que as empresas façam o melhor uso do investimento em suas campanhas. Desde uma visão holística até uma análise detalhada em termos de palavras-chave, criativos, estrutura de campanhas, etc. Além disso, é possível potencializar a otimização das campanhas pela utilização de dados externos do próprio anunciante, que podem ser importados de diferentes fontes de dados, como CRM ‘s, BI’s, entre outras fontes possíveis. Tudo isso aliado a ferramentas de monitoramento e relatórios automáticos para garantir o máximo controle do dinheiro investido e o aumento da produtividade.

Quais metodologias/estratégias podem contribuir para melhorar o desempenho das campanhas e das vendas?

Uma importante informação quando o assunto é desempenho de campanhas, é entender que leva tempo até alcançar o máximo retorno de investimento, já que é crucial alinhar o antigo conceito de oferta e demanda. O interessante no mercado digital é identificar a melhor dinâmica entre o seu produto e/ou serviço e a demografia. É preciso se adaptar rapidamente às mudanças e novas exigências do mercado, e identificar continuamente pontos possíveis de melhorias, muitas vezes relacionados ao próprio produto e/ou serviço ou obviamente no que diz respeito à estratégia geral de marketing, adequando a mensagem de acordo com a audiência e características demográficas.