A Algar Tech, multinacional especializada em processos de negócios de relacionamento com cliente e gestão do ambiente de tecnologia, criou uma solução em nuvem para garantir a continuidade do negócio de grandes empresas em caso de ataques, falhas de data center ou servidores corrompidos. Chamada de Cloud BCM – Business Continuity Management, ela complementa a oferta de Cloud MSP, lançada em 2020, e tem o objetivo de ampliar o portfólio da companhia e consolidá-la como um player de soluções Cloud para empresas de todo o Brasil e da América Latina.

Segundo dados da empresa de cibersegurança Check Point, em 2021, os ciberataques contra organizações no mundo subiram 40% em relação ao ano anterior, com uma em cada 61 organizações impactadas por tentativas de ataques cibernéticos semanalmente. No Brasil, a média foi de 967 tentativas por semana, com alta de 62% sobre a média de 2020. Em grande parte dos casos, os hackers invadem as redes corporativas com programas maliciosos, criptografam servidores e paralisam suas operações. Em seguida, solicitam resgates em criptomoedas para liberar servidores e não divulgar dados sensíveis.

“Pode levar semanas para retomar uma operação paralisada por um ataque ransomware, de sequestro de dados, situação que tem um imenso impacto tanto para as operações quanto para a imagem das empresas vítimas de ataques cibernéticos. Diante de tudo isso, é cada vez mais importante priorizar investimentos em cibersegurança para manter os negócios rodando em casos de imprevistos”, alerta Carlos Maurício, Diretor de Negócios de TI da Algar Tech.

Diante dessa dor, a Algar Tech desenvolveu uma solução flexível focada em dispor alta disponibilidade, segurança e um custo competitivo. Ela é composta por três módulos: Backup em Nuvem, Arquivamento e Recuperação de Desastres. As duas primeiras garantem que a empresa não perca os dados de seus clientes quando acontecem ataques ou falhas. Já a última possibilita a continuidade da operação em situações de crise – o site onde ocorreu o problema é bloqueado ou desligado e um “espelho” dele é ligado automaticamente na nuvem.

A parceira estratégica da solução é a Amazon Web Services (AWS), reconhecida pelo International Data Corporation (IDC) como líder de mercado em Infraestrutura como Serviço (IaaS) na América Latina e no Brasil.

No segundo semestre de 2020, a Algar Tech anunciou a entrada no mercado de prestação de serviços gerenciados na nuvem, com o lançamento do Cloud MSP. A proposta da solução é reduzir custos dos clientes em nuvens públicas a partir das melhores práticas de otimização e modernização – utilizando automação, Inteligência Artificial, elasticidades mais granulares e novas arquiteturas para obter todos os benefícios da Cloud. O foco são tanto aquelas empresas que já adotaram a nuvem e precisam de um aprimoramento do ambiente quanto aquelas ainda em fase de migração.

Para sustentar as ofertas de Cloud MSP e Cloud BCM, a Algar Tech trabalha desde 2020 no modelo de BU (Business Unit). “Decidimos investir em um time exclusivo para Cloud, com pessoas 100% dedicadas e especializadas de ponta a ponta, da equipe de vendas até operações. Com isso, conseguimos extrair o máximo potencial da tecnologia em nuvem e mostrar todos os seus benefícios aos clientes”, conclui Carlos Maurício.