Hoje, praticamente todo mundo pode construir um e-commerce em casa de forma muito rápida e com pouco conhecimento. Porém, independente do porte da empresa, micro, pequena, média ou grande, alguns passos devem ser seguidos para que o projeto de compra e vendas pela internet não fique perdido em um universo repleto de concorrência e ótimas oportunidades.

No próximo dia 29 de novembro (sexta-feira), acontece a Black Friday, data que só perde em volume de vendas para o Natal. Em levantamento realizado pela Ebit/Nielsen, foi apurado que as vendas no e-commerce alcançaram R$ 2,6 bilhões no período (2018), uma alta de 23% em relação a 2017. O número de pedidos cresceu 13%, para 4,27 milhões, enquanto o tíquete médio (valor médio por compra) teve alta de 8%, para R$ 608. Ainda segundo a pesquisa, o número de consumidores únicos (que fez ao menos uma compra online) cresceu 9% em relação ao ano anterior, para 2,41 milhões de pedidos.

Pensando nisso, Marcos Pires, diretor de engenharia de valor, da Think It, empresa brasileira especializada em infraestrutura de TI (Outsourcing), preparou algumas dicas para ajudar empresas e empreendedores nesta árdua tarefa de ser reconhecido e obter o sucesso no comércio digital, além de garantir que o seu e-commerce aproveite o potencial de vendas que a data oferece.

1. Conte com apoio de uma consultoria profissional – Pensar em contratar uma consultoria para ajudar em todo o processo não é um luxo, e sim uma necessidade. Lembre-se que, para ter sucesso no e-commerce, é preciso que todos os processos internos estejam claros e bem estruturados. Assim, o monitoramento pode ser feito com mais eficácia e possíveis falhas serão identificadas rapidamente.

2. Suporte e Manutenção – Muitas empresas e profissionais autônomos oferecem ferramentas perfeitas e conseguem colocá-las rodando em um piscar de olhos, entretanto, é preciso ficar muito atento ao suporte oferecido. Escolha empresas que estejam no mercado há pelo menos três anos, pegue referências e cases de sucesso, assim você terá uma melhor visão para fechar a escolha de seu parceiro.

3. Cuidado com a imagem – O layout é muito importante, imagens de qualidade, descrição do produto, medidas, peso e embalagens ajudam a conquistar o cliente e fazer com que ele indique o seu site a amigos e familiares.

4. Segurança e Formas de pagamento – Já quanto mais formas de pagamentos estiverem disponíveis, maiores serão as chances de conversão de vendas. Por este motivo é de extrema importância a contratação de serviços especializados em combate a fraudes.

5. Infraestrutura – Em datas especiais como Natal e Black Friday, o volume de acessos costuma ser muito maior do que o habitual, para não perder vendas e nem visitantes, o site precisa estar preparado. Itens como alta disponibilidade, tráfego acelerado e segurança devem ser levados em conta. “Sites fora do ar, mesmo que por poucos segundos, acarretam em prejuízos imensos para a operação”, explica Pires.

6. Logística de Entregas – Ultrapassada todas estas etapas, é a vez da entrega. Separação do produto, qualidade da embalagem para não danificar o item, além de rapidez e pontualidade na entrega, são fatores que vão atestar a qualidade do serviço prestado e garantir o retorno e crescimento das vendas.