Startup Media Glass lista soluções inovadoras baseadas em Realidade Virtual que aumentam a produtividade por meio da tecnologia

 

Todos os setores do mercado passam por alguma adversidade, mas a forma como as resolvem é o que determina o seu sucesso. É onde a Media Glass entra em ação, com sua expertise em apresentar soluções inovadoras para as empresas, usando a Realidade Virtual e aumentando a produtividade por meio da tecnologia.

Quando ouvimos falar sobre realidade virtual, automaticamente associamos ao mundo dos videogames, mas o seu uso vai muito além disso. Quando bem utilizada no setor profissional, é possível trazer grandes frutos para a empresa, assim como a Media Glass apresenta aos seus clientes. Resultados como os abaixo que a Startup desenvolveu:

1 – Aumento da eficiência no processo de picking

Preparar ou separar os pedidos é um processo conhecido na área de Logística como Picking. Trata-se de uma etapa demorada, que pode gerar altos custos para a empresa. Pensando em otimizar esse método de uma montadora de carros, a Media Glass desenvolveu um aplicativo onde o operador pode, por meio de um óculos inteligente, ter acesso à lista de produtos por comando de voz.

Com esse acesso facilitado, o funcionário consegue visualizar de forma muito mais simples e prática, fazendo com que o processo para gerir a logística dos produtos seja acelerado, reduzindo o tempo e o custo que a montadora tinha com a metodologia antiga.

2 – Agilizar o processo de montagem e garantir a confiabilidade do processo

Uma das maiores produtoras de aço do mundo contou com força da Media Glass para melhorar seus métodos de trabalho.

Foi desenvolvido um aplicativo para a plataforma Vuzix Smart Glass, visando atender a quatro pontos para a produtora: agilizar a etapa de montagem, garantir a confiabilidade do processo, agilizar o treinamento e facilitar o suporte aos funcionários.

Flávio França, CEO da Media Glass, comenta como a solução apresentada pela startup ajudou a companhia a otimizar suas tarefas. “O aplicativo carrega um checklist com a descrição das atividades e fotos para guiar os funcionários na execução de seus afazeres. Além disso, possui um mecanismo de comunicação e assistência remota em tempo real, perfeito para quando o funcionário tiver alguma dúvida ou necessitar de um suporte ou manutenção remota”.

3 – Tour 360º para operações em realidade virtual

O embarque em plataformas de petróleo é muito custoso e burocrático, ainda mais agora em tempos de pandemia.Por estarem localizadas a quilômetros da costa, a ida de determinados funcionários para apenas uma visita gera um custo alto para a companhia, além de se tornar um gargalo para muitas operações.

Pensando em atender a essa demanda, a Media Glass criou um Tour Virtual em 360 graus para Unidades Offshore. Com essa aplicação, o usuário consegue visitar virtualmente todos os pontos do local e obtém as mesmas informações que teria se estivesse presencialmente no ambiente. A startup também já possui cases em plataformas Semi-Submersíveis e Sondas de Perfuração.

4 – Treinamento em realidade virtual

Um problema muito comum em treinamentos operacionais de empresas, é que muitas vezes é difícil reproduzir o cenário ideal sem submeter o funcionário a uma inúmera variedade de riscos, inerentes ao trabalho. Muitos treinamentos, podem envolver trabalho em altura, carga suspensa, insalubridade e manuseio de equipamentos de alta tensão, por exemplo. Para otimizar tempo, espaço e custo, bem como preservar a segurança dos funcionários, a startup entregou a solução ideal para uma companhia de energia elétrica.

A empresa necessitava realizar um treinamento para o procedimento de regularização de iluminação pública. O caminho encontrado para instruir o contratado foi o desenvolvimento de um treinamento em realidade virtua A solução consta em um game imersivo, onde o funcionário, com o auxílio de uma narradora, aprende sobre os equipamentos de segurança que deve utilizar, bem como os procedimentos corretos para realizar a regularização da fiação dos postes de luz sem a necessidade de estar expostos aos riscos da execução prática.

5 – Marketplace em realidade virtual

Um mercado que foi bem afetado durante a pandemia foi o de shoppings centers. Apesar das flexibilizações que os estados fizeram, muitas pessoas deixaram de frequentar o ambiente por medo de contrair a doença. Pensando nessa multidão, a Media Glass trouxe a experiência de voltar a andar em um shopping, como fazíamos antes da pandemia: sem nenhuma preocupação. Flávio França conta como desenvolveu essa medida.

“Criamos um sistema de e-commerce para o varejo que funciona integralmente dentro de uma plataforma de Realidade Virtual, permitindo que os consumidores visitem shoppings e estabelecimentos remotamente e realizem compras como se estivessem na loja física”, diz o CEO da Media Glass.